Menu

19 de março de 2010

Ah! .. Como eu adoro Ler ...




Aprendi a ler muito cedo, por volta dos 5 anos de idade eu ja lia uma consideravel quantidade de gibis e livrinhos apropriados para a idade, ja fazia bem os ditados do pré-escolar, ja tinha a mania de ler tudo quanto é outdoor e folheto, ja viajava com os mais diversos personagens que, não eram criados somente na minha mente !
Me lembro de pegar um livro grande, com 300 paginás, e ler em pouquissimo tempo porque não queria fazer mais nada a não ser ler .. Lia comendo, deitada, sentada, no ônibus .. Só não lia no banho pq nunca tive banheira ! rs.

Leio os mais variados tipos de livros, mas tenho uma paixão especial pelos romances policiais e por um autor em particular, Sidney Sheldon (11/02/1917 - 30/01/2007).
O primeiro livro que li do Sidney foi, "Conte-me seus sonhos" .. e dai, ja devo ter lido quase todos os livros publicados por ele e que vieram para o Brasil!
Claro, que como amante do Romance policial, sou fã de Agatha Christie, "A Rainha do Crime" .. "A noite das Bruxas" é um livro ótimo !!
Amo ler os livros do Pedro Bandeira, brasileiríssimo, autor de livros infanto-juvenis, (duvido que os adultos que lerem não amem!!).. Minha série de livros preferidos deles são "
Os Karas", um grupo de estudantes adolescentes investigadores que são fofissimos e eu queria fazer parte do grupo quando lia os livros! rs
Outro Escritor que adoro ler .. adivinhem??!! ..
Marcelo Rubens paiva .. Sei que comecei a ler os livros dele por causa de Feliz Ano velho mas, depois dele (o livro), li os outros (que nada tinham a ver com o "causo" da vida do Marcelo) e amei .. O que mais gosto é "Bala na Agulha", li 3 vezes !
Um livro que eu li, que me foi indicado pelo meu médico neurolista, logo que fiquei paraplégica foi "Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach. É um livro que me fez criar forças e refletir muito naquela época que eu pouco entendia o que o mundo reservava para mim .. Hoje, sei exatamente o porque daquele livro ter sido indicado a mim .. Assim, o indico para vocês que ainda não leram .. Aproveitem !!
Vou até não sei quando ! =)

A questão é: Se antes eu ja viajava nas leituras que fazia, depois que fiquei cadeirante viajo ainda mais! Acho que aprendemos a olhar o mundo de uma outra forma, não sei, derrepente é só comigo!?!
.. Pq, as vezes, não nos damos conta de como simples sensações como: um cheiro de flor, uma brisa, um detalhe da vida de alguém, um toque, etc. ... De como essas pequenas coisas são importantes diariamente e, através da leitura, é possivel descobrir essas percepções. Aprendemos a "ver" os personagens, a "ouvir" os sons que cada coisinha tem na história, a pegar detalhes e montar uma grande coisa, somos capazes de imaginar um "sorriso de lado" dado por um personagem, a maneira como aquela pessoa olha para uma outra ...
Para mim, é uma viagem sem fim ..
Te torna mais culto, inteligente, criativo .. e Feliz !!

Valéria

Um comentário:

  1. Oi Valéria ,quando tiver uma folga entre a leitura e faculdade e outras mil coisas que vc deve fazer e quiser botar as agulhas pra trabalhar estou as ordens, é só falar,bjs,Daniela

    ResponderExcluir